PERGUNTA

Vale fazer um check-up do cérebro? Tem como identificar com muita antecedência a Doença de Alzheimer (dúvida sobre o sistema Altoida/biocare)?

(dúvida enviada pela cuidadora Madalena R.)





RESPOSTA



Por Dra Sônia Brucki, médica neurologista, coordenadora do GNCC (Grupo de Neurologia Cognitiva e do Comportamento do HC-FMUSP).




"Sempre quando se fala em "check-up" do cérebro temos que pensar qual a finalidade?


Sempre se deve procurar ajuda se você sente que o seu desempenho ou capacidade de memória ou raciocínio não estejam como antes. Porque há muitas causas que podem levar a isso. Desde pequenos "derrames", alterações de tireoide, depressão, entre muitas outras causas. Nós utilizamos vários testes que já foram usados no Brasil e que têm parâmetros para a nossa população.


Quando falamos em um teste que possa prever a doença de Alzheimer 10 anos antes, este teste deve ter sido testado em indivíduos que tenham marcadores cerebrais confirmados de Doença de Alzheimer em indivíduos normais e que foram testados por esse sistema Altoida/biocare.


Existe um exame de PET (tomografia por emissão de pósitrons) que marca o acúmulo de amiloide (que é um tipo de proteína que deposita no cérebro de quem tem Alzheimer) e que começa muitos anos antes de começarem os sintomas. Então somente assim podemos ter tal afirmativa.


No momento o que temos que considerar é que todas as pessoas foquem em ações que protejam o cérebro: cessar o tabagismo, controlar hipertensão e diabetes, manter atividade física e exercitar o cérebro, tratar depressão, não exagerar com bebidas alcoólicas, manter uma boa alimentação (com pouca fritura, muitos vegetais orgânicos, grãos, frutas, peixe, pouca carne vermelha)."

"As informações e sugestões contidas neste site tem caráter meramente informativo. Elas não substituem consulta, aconselhamento e acompanhamento de médicos, psicólogos, nutricionistas, gerontólogos e outros profissionais especialistas.”

© 2019 by Tudo sobre Alzheimer - Faz Muito Bem  |  Termos de Uso e Privacidade