top of page

Hoje, 21 de Setembro, Dia Mundial da Doença de Alzheimer

Hoje saiu o Relatório Anual da ADI; sexta tem estreia de programa da

Tv Faz Muito Bem 50+/Tv Alzheimer!



Hoje, 21 de Setembro, Dia Mundial de Conscientização da Doença de Alzheimer, peço a gentileza para que todos nós, com ou sem familiares com Alzheimer em casa, de todas as idades e profissões, possamos ser mais solidários e nos somarmos para ajudar a construir uma rede de suporte.


No Brasil já temos 1,5 milhão de pessoas com essa doença, que afeta a família inteira e seu entorno. Precisamos combater o estigma que tanta discriminação gera causando exclusão e invisibilidade.


Qualquer um de nós ou a quem amamos pode ser acometido nesse processo de viver por mais tempo. Que saibamos adotar, cada dia mais, medidas protetoras, cuidados com a saúde e a qualidade de vida das pessoas que vivem com Alzheimer e necessitam de apoio. Que a gente se conscientize sobre os Direitos disponíveis no país e ainda tão pouco conhecidos. Que a gente possa avançar também na concretização de uma Política Nacional ampla e justa. Que avancem as pesquisas para diagnosticar no tempo certo e tratar as pessoas acometidas.

Que a gente pratique empatia, sejamos solidários e, assim juntos, em prol das pessoas que vivem com Alzheimer e a seus familiares e cuidadores, na prática, todos os dias do ano, a gente ajude a construir mais pontes com amor, felicidade e dignidade.

Relatório Anual da ADI

Hoje saiu o Relatório Anual da ADI, muito importante nessa causa. Aproveito para parabenizar a tantos especialistas brasileiros. Muitos capítulos foram publicados pelos nossos doutores - Ricardo Nitrini, Paulo Caramelli, Sonia Brucki , Cleusa Ferri...


World-Alzheimer-Report-2021 (1)
.pdf
Download PDF • 14.48MB

Parabéns aos Cuidadores

Aproveito ainda para agradecer e parabenizar também aos milhares de cuidadores informais e formais que desempenham um papel crucial na vida dos 1,5 milhão de pessoas com Alzheimer. São heróis e heroínas que nos inspiram e nos ensinam a ser resilientes.


Estreia na Tv Faz Muito Bem50+/Tv Alzheimer


E, por fim, convido a todos a acompanharem mais um episódio da nossa série especial neste setembro, que responde a dúvidas principais de cuidadores sobre manejo não-farmacológico das Alterações Comportamentais na Doença de Alzheimer, com a querida especialista Dra Ceres Eloah L Ferretti, enfermeira, pós-doutora em Neurologia pela FMUSP, doutora em Ciências e mestra em Neurociências pela Unifesp, pós-graduada em Gerontologia Social, pesquisadora do GNCC do HC/FMUSP, autora do primeiro estudo sobre Custos da Doença de Alzheimer no Brasil, já presidiu a ABRAzSP e é membro do GRAz (Grupo de Referência em Alzheimer) que ajudou a elaborar e aprovar a Lei Alzheimer em SP. Programa estreia nesta sexta, 14h30, na Tv Câmara SP e logo depois estará disponível no meu canal no Youtube/Tv Faz Muito Bem 50+ (https://www.youtube.com/FAZMUITOBEM).

Gratidão

Agradeço o apoio de todos nesses mais de 25 anos que estou envolvida com o universo da Doença de Alzheimer e outras Demências!


Honrada também em fazer parte do GRAz (Grupo de Referência em Alzheimer) com tantos profissionais de excelência; grupo que ajudou

a elaborar e aprovar a Lei Alzheimer em São Paulo com ajuda da querida Luciana Feldman e autoria do competente vereador Gilberto Natalini.




bottom of page