Inscreva-se: um espaço dedicado a quem cuida de uma pessoa com Alzheimer

Atualizado: Out 13

É gratuito! Inscreva-se e acesse na Cuidadoria Torrent,
parceria com o Tudo sobre Alzheimer, cursos gratuitos,
muito conteúdo e lives sobre Direitos do Paciente,
que dá acesso ao Livro ‘Direitos do Paciente com Alzheimer’!

A boa novidade: uma programação inteiramente pensada e voltada para ajudar pessoas que, sem auxílio, sofrem sozinhas cuidando das pessoas que amam. Conheço muitas.


Maria é filha de Dona Selma, que foi professora de matemática a vida toda, e hoje não consegue saber que 2+2 são 4. Alfredo é filho único de Dona Guiomar, viúva, e concilia a carreira de motorista com os horários de alimentar a mãe, pois ela não sabe mais para que serve um garfo ou uma colher. Pedro casou-se com seu primeiro amor, Márcia, e prometeu ajudá-la no sonho da vida – viajar o mundo! Conheceram boa parte dele, juntos. ‘Atualmente, Pedro embarcou numa viagem sozinho, provavelmente a última dele, e não quis me levar junto’, contou-me ela.


Histórias assim se repetem em inúmeras casas brasileiras. São pessoas com nome, sobrenome e muitas experiências. Elas têm uma doença que afeta a memória, a cognição, evolui e faz com que uma pessoa desaprenda, aos poucos, tudo. Inclusive o próprio nome. E passa a precisar de alguém para cuidá-la, para que continue a viver.


Dentro de casa


Estou falando da doença de Alzheimer que está presente em mais de 1,5 milhão de lares no Brasil. Assusta quem está ao lado que, de uma hora para outra, vê sua vida transformada e transtornada ao assumir o desafiador papel de cuidador(a).


Além do abalo emocional e psicológico, o familiar que cuida passa a precisar fazer coisas antes inimagináveis: trocar a fralda da mãe; dar banho no pai; dar comida na boca; aprender um novo jeito para se comunicar e interagir; saber como estimular, ao máximo e pelo maior tempo possível, a autonomia de quem ama; lidar com as alterações comportamentais, que não são poucas...


E nesse imbróglio, a pessoa que se torna o principal cuidador precisa de conhecimento para fazer direito, para que a pessoa com Alzheimer tenha uma vida digna e com qualidade, e necessita de apoio e cuidado para se manter saudável e conseguir ser feliz.


Apoio e solidariedade


Tem um ditado que diz que ‘a gente só percebe a dor do outro quando ela bate à nossa porta’. Precisamos ser mais solidários e generosos, uns com os outros. Reconhecer que não vivemos sós. E que podemos, além de ter nossa família afetada por uma situação assim, fazer parte de uma rede de suporte.


Cuidar de quem cuida


E foi pensando em ajudar a cuidar de quem cuida que surgiu essa oportunidade: uma parceria de valor, e que compartilha a crença de que fazer o bem a quem necessita é uma base essencial para gerar bem-estar, qualidade de vida e felicidade.


Assim, nasce a Cuidadoria Torrent, uma parceria entre Torrent (gratidão às profissionais de Sistema Nervoso Central: Isabelle Pilot, Karina Teixeira, Natalia Kihara e Jupiara Canhoto Sakakura) e Tudo sobre Alzheimer, para disponibilizar uma programação de conteúdo ético e confiável, da qual tenho a honra de ser curadora.



Tudo para o cuidador, seja familiar ou profissional!

Como participar?


Você entra na Cuidadoria Torrent - www.torrenteonline.com.br/cuidadoria, na internet, e se cadastra. E passa a ter acesso, gratuitamente, a uma série de ações:


LIVES

Encontros online com especialistas, uma oportunidade para obter conhecimento e esclarecer as dúvidas sobre os direitos que podem gerar benefícios no universo da doença de Alzheimer, de acordo com as leis brasileiras.


- Anote e se inscreva!

Já temos três Lives programadas, com a participação da advogada especialista em Saúde, Dra Vivian Erlichman e moderação da jornalista especializada em Saúde e Longevidade e diretora do Tudo sobre Alzheimer, Lina Menezes!



Live 1:

14 de outubro, às 19h30

* link para inscrição - https://bit.ly/cuidadoriatorrent1410

(depois que fizer sua inscrição, você recebe um link para acessar à Live)


Live 2:

21 de outubro, às 19h30


Live 3:

09 de novembro, às 19h30



LIVRO: todos os inscritos ganharão acesso, gratuito, à versão online completa do Livro ‘Direitos do Paciente com Alzheimer’.





CURSOS

Neste espaço, diversos cursos ministrados por especialistas para qualificar e esclarecer dúvidas do cuidador e, assim, amenizar um pouco o sufoco diante das alterações comportamentais e dos cuidados diários.


- Anote e se inscreva!

Já temos três módulos programados, com a participação da enfermeira especialista, Dra Ceres Eloah Ferretti e moderação da jornalista especializada em Saúde e Longevidade e diretora do Tudo sobre Alzheimer, Lina Menezes!


Módulo 1: Higiene da Pessoa com Alzheimer

04 de novembro, das 19h30 às 20h30


Módulo 2: Manejo de Alterações Comportamentais na Pessoa com Alzheimer

11 de novembro, das 19h30 às 20h30


Módulo 3: Cuidando do Cuidador de uma Pessoa com Alzheimer

18 de novembro, das 19h30 às 20h30


As inscrições são gratuitas. Os cursos serão online e ao vivo, e darão direito à Certificado.



BLOG

No blog da Cuidadoria Torrent, dicas e novidades sobre a doença de Alzheimer e os cuidados, que poderão ser úteis para cuidar da pessoa com Alzheimer e acolher também ao cuidador. Notícias e informações seguras para ninguém se sentir sozinho. Tem assunto novo toda semana!



Resilientes


Cada pessoa que cuida é um tipo de herói e heroína. A campanha Resilientes presta uma homenagem a essas pessoas que fazem a diferença na vida de tanta gente!

(Assista ao vídeo na home da Cuidadoria Torrent)


Esta iniciativa, de alcance nacional, tem o objetivo de aumentar a conscientização sobre o papel do cuidador e qualificar o cuidador, a cuidadora, não só a desenvolver ainda melhor as suas habilidades, mas também oferecer apoio e suporte à sua própria saúde física e mental.


E, lembre-se, você também pode nos mandar sugestões e dúvidas enviando mensagem pelo ‘fale conosco’ ou ‘contato’.

Sintam-se muito bem-vindos(as)!


Lina Menezes. 12/10/2021