• neuroanacuriosamen

O que você já se deu de presente hoje?

O dia 29 de outubro foi o dia escolhido para conscientização sobre AVC, sobre como podemos prevenir sua ocorrência e alertar a população para a prevenção e o rápido socorro aos primeiros sinais.


Bom, mas você pode estar se perguntando: o que tem a ver falar de AVC no portal Tudo sobre Alzheimer? Indiretamente tem tudo a ver por que a saúde cardiovascular reflete direta e positivamente no nosso cérebro, protegendo-o também de danos que hoje em dia, quem estuda demência já sabe que também tem relação.


Sabemos que hoje em dia existem fatores de risco não modificáveis e modificáveis para a demência.


Os não modificáveis nós não conseguimos driblar como, por exemplo, a idade e a genética. Mas por sorte nossa existem os modificáveis e são nesses fatores que devemos trabalhar para melhorar nossa saúde e assim diminuirmos os riscos de evoluir tanto com doenças cardiovasculares quanto com doenças neurológicas degenerativas.


E aqui fica uma intrigante questão: "Será que precisamos ficar doentes para perceber que temos que mudar o nosso estilo de vida?" Pensem nisso: o que você poderia fazer de diferente hoje para começar uma mudança positiva na sua saúde, evitar muitas doenças graves neurológicas e presentear seu cérebro?


Não vou aqui ficar falando uma série de coisas ou ditando regras de bem estar, até por que não somos infalíveis... eu mesma que outrora já fui super esportista, “rata de academia” como falam por aí, depois de uma determinada fase da minha vida com mudanças hormonais, problemas de saúde na família, adolescência de filhos, aquelas famosas insatisfações da meia idade e tal, fiquei preguiçosa e se não me policiar, caio facilmente na armadilha: Façam o que digo mas não façam o que eu faço. Normal. Quem nunca, não é mesmo??


Mas uma caminhada começa com um único passo e precisamos criar hábitos saudáveis. Todo dia é dia para presentear seu cérebro com mais qualidade de vida e gerar mais saúde para sua mente e seu corpo.


Hoje já voltei para academia, já li um pouco, já arrumei um cantinho da casa que estava bem bagunçado e já passei no hortifruti para comprar tudo que preciso para manter essa semana uma dieta saudável. E você? O que você já se deu de presente hoje?


Dra Ana Luisa Rosas

neuroanacuriosamente@gmail.com

0 visualização

"As informações e sugestões contidas neste site tem caráter meramente informativo. Elas não substituem consulta, aconselhamento e acompanhamento de médicos, psicólogos, nutricionistas, gerontólogos e outros profissionais especialistas.”

© 2019 by Tudo sobre Alzheimer - Faz Muito Bem  |  Termos de Uso e Privacidade