Lido diariamente na minha prática como neurologista com medos, preocupações, despreparo e frustrações, inúmeras por sinal.
Sonhos que se interromperam no início, no meio ou até mesmo que já estavam para se realizar. Isso é duro demais... Mas também tem o outro lado! Ainda bem que sempre tem o outro lado, por mais difícil que seja para alguns virar o objeto, ele sempre tem um outro lado. E é tudo uma questão de perspectiva.
Também lido com amor, esperança, confiança, doação, resiliência e empatia. A ajuda e as soluções, às vezes, vêm de onde menos imaginávamos que viesse, nos trazendo gratas surpresas e alívio de alguma forma.
O importante nessa vida é sempre buscarmos soluções simples e eficazes. Não, não estou falando aqui em bancar a Pollyana e ficar fazendo o jogo do contente. Não é isso. O jogo do contente não dá para ser jogado com Alzheimer. Quem pode ficar contente com isso, não é mesmo? Estaríamos sendo hipócritas se frente aos grandes problemas que acompanham a família de uma pessoa com Alzheimer simplesmente falássemos:
Ahhhhhhhh fulano, veja o lado bom disso, daquilo. Lado bom?? Que familiar quer ouvir isso do seu médico? O mais certo seria dizer:
Ahhhhhh fulano, vamos tentar ver o outro lado disso, daquilo?? Aí sim estaremos sendo coerentes conosco e com quem nos procura por ajuda. O outro lado nem sempre é bom também, mas talvez seja o mais eficaz, o que traz um alívio mais imediato de algum problema ou simplesmente o lado mais fácil e prático para se fazer naquele momento.
Mas, para virar esse objeto e enxergar outros lados, precisamos estar abertos a isso, a pensar mais “fora da caixa”, a estar predisposto a mudar paradigmas, vencer estigmas e principalmente se informar e aceitar ajuda.
Agradeço à amiga Lina Menezes pela oportunidade que me dará aqui nesse espaço, o CuriosaMente. Aqui, eu poderei ajudar cada vez mais as pessoas que travam suas batalhas diárias com seu parente, amigo ou até consigo mesmo com Alzheimer a virarem o objeto e pensar em outras soluções, com muitas dicas, histórias , situações comuns nesse universo da demência mas sobretudo, com muita informação de qualidade e muito carinho que sempre tive à essa nobre causa.
Um grande abraço a todos e espero que desfrutem desse espaço!
Ana Luisa Rosas
neuroanacuriosamente@gmail.com
Comments