Cleusa Morales conta sua História de Alzheimer na família....
Pouco depois dos 80 anos minha mãe começou a apresentar pequenos sinais de que algo não ia bem...
Mulher forte inteligente e vigorosa, aos poucos foi perdendo autonomia, esquecendo como se fazia as coisas, perdendo o interesse pela vida, passando pelas fases de agressividade, medo, tristeza e, por fim, a demência irreversível.
Foi difícil aceitar que minha rainha estava indo embora... dia da dia, voltando ao estado fetal praticamente... e não haviam muitas fontes de consulta para entender o processo, seus detalhes e como agir mediante cada fase.
Li tudo o que encontrei na internet e numa das consultas conheci a Abraz e a Gerontologia na Each, onde hoje curso o 4°semestre.
Ter este novo espaço é demais de importante.
Precisamos aprender mais e mais sobre algo que tanto afeta nossas famílias, nossas vidas e as pessoas q amamos... lembrando q existe um forte fator genético na doença (minha mãe foi a 3°geração com Alzheimer e já tenho primos (4°geração) no processo. Ou seja, minhas chances de desenvolver a doença são imensas..
Com o aumento da longevidade, certamente aumentarão os casos de demência e precisamos aprender a lidar com isso.
Parabéns pela iniciativa e tenha certeza vou acompanhar atentamente. E no que eu puder colaborar conte comigo !!! 🙏🌻 de Cleusa Morales
(Cleusa, agradecemos imensamente por você compartilhar sua história aqui no Tudo sobre Alzheimer. Aprendemos sempre com as experiências uns dos outros. E, assim, também nos solidarizamos. Força. E parabéns por estar cursando! Conte conosco! Espaço aberto para você! bjs)
Histórias
CONTE TAMBEM A SUA HISTÓRIA
A gente aprende muito ouvindo histórias que, muitas vezes, são parecidas com as nossas. Serve de apoio, de consolo e também nos ajuda a enfrentar os desafios ao cuidar de uma pessoa com Alzheimer. Mande sua história pra gente compartilhar aqui no Tudo sobre Alzheimer! Bem-vindos!