Tudo sobre Alzheimer
Links

Aqui você fica sabendo sobre as novidades do universo do Alzheimer e outras demências. O objetivo é ajudar a prevenir, promover diagnóstico e tratamento adequados, cuidar do paciente e do cuidador, apoiar a família, atualizar profissionais das áreas médica e de saúde, conscientizar sobre demências, combater preconceitos e multiplicar conhecimento para vivermos mais e com qualidade de vida.

Receba novidades e atualizações!

Agir para transformar. Agir para construir um novo olhar sobre Alzheimer.

 

E queremos que você também faça parte do nosso movimento. Participando de grupos de apoio na sua cidade, ajudando a combater fake news, compartilhando boas notícias, engajando-se como voluntário sempre que puder, obtendo conhecimento e contando suas histórias e dicas aqui no Tudo sobre Alzheimer!

 

Sejam muito bem-vindos!

"As informações e sugestões contidas neste site tem caráter meramente informativo. Elas não substituem consulta, aconselhamento e acompanhamento de médicos, psicólogos, nutricionistas, gerontólogos e outros profissionais especialistas.”

© 2019 by Tudo sobre Alzheimer - Faz Muito Bem  |  Termos de Uso e Privacidade

Sucesso no seminário Um Novo Olhar sobre Alzheimer

Iniciativa da Faz Muito Bem Longevidade, Saúde e Cidadania reune principais entidades do setor.

Auditório lotado, o dia todo, no evento que reuniu, pela primeira vez numa mesma ação, algumas das principais entidades e instituições que atuam no universo da doença de Alzheimer.

 

Um Novo Olhar sobre Alzheimer reuniu cerca de 200 pessoas que se inscreveram gratuitamente e participaram ativamente.

Na abertura oficial, logo cedo, Lina Menezes, diretora da Faz Muito Bem Longevidade, Saúde e Cidadania, idealizadora do evento, alertou sobre a importância de encontrarmos, juntos, soluções para o enfrentamento da doença que só tende a aumentar com o envelhecimento da população. E sensibilizou a platéia ao mencionar questionamentos que fez ao produzir, há mais de 20 anos, o primeiro documentário sobre Alzheimer na América Latina, válidos até hoje. “Será que a pessoa com Alzheimer que perde a memória e chega a não reconhecer o próprio filho e desaprende da profissão que exerceu uma vida aos pequenos gestos como vestir-se ou escovar os dentes, não mais tem a capacidade de sentir? Talvez, apenas, elas não saibam mais como contar pra gente’, enfatizou.

O médico e vereador Gilberto Natalini, que ajudou a promover o encontro e abraça as causas ligadas ao envelhecimento, firmou um compromisso: o de fortalecer a parceria, inclusive, na elaboração de um projeto de lei no segmento. Com certeza, convite aceito por todas as entidades apoiadoras: Associação Brasileira de Alzheimer Regional São Paulo (ABRAz SP), Grupo de Apoio Interdisciplinar em Alzheimer (GAIA), Associação Brasileira de Gerontologia (ABG), Academia Brasileira de Neurologia (ABN), Grupo Apoio Saúde Bem Estar, Secretaria Municipal de Diretos Humanos e Cidadania e Vigilantes da Memória sob coordenação da Faz Muito Bem 50+. 

Rosa Maria Marcucci da Área Técnica de Saúde do Idoso que também representou o Secretário Municipal de Saúde de São Paulo, Edson Aparecido dos Santos, contextualizou os atendimentos à pessoa idosa e especialmente os esforços concentrados para atender a demanda de idosos com demências nos serviços públicos.

Gilmar Fernandes do Prado, presidente da Academia Brasileira de Neurologia, prestigiou o evento salientando a importância de construirmos um olhar respeitoso para pacientes e familiares que enfrentam as demências e de capacitar os profissionais que atendem a área. Informou, inclusive, o objetivo da SBN em disseminar o conhecimento também junto a população, parabenizando nossa iniciativa que somou esforços e afinidades nesta segunda, 17 de junho, no auditório Prestes Maia, na Câmara Municipal de São Paulo.

Um tema recorrente durante o evento e que fez parte de uma mesa inicial foi o Combate ao Estigma na demência de Alzheimer. Fernanda Gouveia, doutora em Psicologia Clínica e idealizadora da Virada da Maturidade e a médica Ana Luisa Rosas, diretora científica da ABRAz São Paulo, levantaram a problemática, bem como contribuíram com diversas sugestões sobre medidas para acolhermos a pessoa com Alzheimer e seu entorno, minimizando sofrimentos.

Jean Pierre de Alencar, geriatra e presidente da Associação Brasileira de Alzheimer Regional São Paulo que chegou de viagem e prestigiou o evento inteiro, abordou as novidades e atualizações em diagnóstico e tratamento da doença. Na mesa, Rosimeire Vieira, neuropsicóloga e especialista em Psicologia da Saúde e Hospitalar, além de pesquisadora do NUDEC (Núclo de Envelhecimento Cerebral da Unifesp) explanou sobre alguns pontos principais do tratamento não-medicamentoso e medidas de prevenção.

Muito esperada, a mesa sobre Convivência com Alzheimer, teve a participação de três profissionais experientes, inclusive, em cursos de cuidadores: Carmen Ponce, diretora do GAIA (Grupo de Apoio Interdisciplinar em Alzheimer), Eva Bettine, presidente da ABG (Associação Brasileira de Gerontologia) e Claudia Vallone Silva, diretora do Grupo APOIO Saúde e Bem Estar. Elas refletiram e passaram dicas práticas para manejo do paciente com Alzheimer e alertaram sobre a importância de também cuidar de quem cuida.

Outra mesa que gerou muita atenção e perguntas contou com a participação de grandes especialistas no assunto: o médico Paulo Bertolucci, professor titular de Neurologia e Coordenador do Núcleo de Envelhecimento Cerebral (NUDEC) que enfocou os desafios da institucionalização, advento cada dia mais comum também em função dos núcleos familiares menores; e a enfermeira Ceres Eloah Ferreti, pós doutora em Neurologia pela Faculdade de Medicina da USP, doutora em Ciências e mestre em Neurociências pela Unifesp, que desenvolveu um dos estudos pioneiros sobre custos do Alzheimer no Brasil. Ela abordou o desafio e o contexto de Cuidar em Casa. 

E para encerrar, Gislaine Gil, neuropsicóloga, coordenadora do Programa Cérebro Ativo do Hospital Sírio Libanês e fundadora do Vigilantes da Memória, deu uma aula show sobre Como Cuidar da Memória e animou a platéia com exercícios e dicas preciosas.

Ao final, Vera Caovilla, uma das fundadoras da Associação Brasileira de Alzheimer também fez um depoimento. E, na sequência, sorteios foram realizados de livros, bolsa térmica e vídeos anunciados pela querida Luciana Feldman. E durante os intervalos o público pode apreciar sessões de reike com equipe gentil do GAIA.

Alzheimer é a demência mais prevalente e tem íntima relação com a idade. Segundo dados do presidente da ABRAz São Paulo, Jean Pierre de Alencar, a partir dos 60 anos a doença pode afetar cerca de 8% dos idosos; mas a partir dos 80 anos, o índice sobre para 50%. Um desafio que realmente merece atenção imediata de todos os setores: público, privado, associações de pacientes, sociedades médicas e da sociedade em geral. 

Aproveitamos para agradecer a valorosa participação de todos os participantes e das equipes das entidades que ajudaram a construir este evento Um Novo Olhar sobre Alzheimer. 

Agradecimento especial também aos apoiadores-patrocinadores: Supera, Gráfica Bandeira, Torrent Pharma, Cores da Arte, Santa Amélia Boutique de Carnes e Ateliê da Memória.

 

Mais informações sobre as Entidades apoiadoras do evento, acesse:

  • Associação Brasileira de Alzheimer Regional São Paulo 

   www.abraz.org.br 

  • Associação Brasileira de Gerontologia

   www.abgeronto.org.br 

  • Academia Brasileira de Neurologia

   www.abneuro.org.br 

  • Grupo de Apoio Interdisciplinar em Alzheimer (GAIA)

   No facebook – https://www.facebook.com/groups/255448055165366/ 

  • Vigilantes da Memória

   www.vigilantesdamemoria.com.br 

  • Grupo Apoio

   www.apoiosaudebemestar.com.br 

  • Vereador Gilberto Natalini

   www.natalini.com.br

  • Faz Muito Bem Longevidade, Saúde e Cidadania

   www.fazmuitobem.com

* Os principais pontos discutidos durante este evento Um Novo Olhar sobre Alzheimer estará disponível, em breve, em gravações, no canal no youtube da Tv Faz Muito Bem e aqui no Tudo sobre Alzheimer (https://www.youtube.com/user/fazmuitobemlina).

Matéria divulgada na Tv Câmara SP sobre o evento!

Fotos do evento 'Um Novo Olhar sobre Alzheimer - 17/06/2019