top of page

Fatores de risco para Alzheimer. Você tem?

Atualizado: 29 de ago. de 2019

Conheça alguns dos principais fatores que podem aumentar o risco para desenvolver a doença e dicas para prevenir e/ou retardar a doença.

Não saber? Implica em maiores riscos. (Foto by Ilkka Kärkkäinen on Unsplash)
Não saber? Implica em maiores riscos. (Foto by Ilkka Kärkkäinen on Unsplash)

O principal fator de risco para a doença de Alzheimer, considerado pelos especialistas, é a IDADE! Quanto mais avançada, maior o risco. Em geral, após os 65 anos, o risco dobra a cada cinco anos.


Quem tem na família um caso da DA (Doença de Alzheimer) também tem risco aumentado. Mas isso não significa que você vá desenvolver a demência.


E é também já atestado que as pessoas com alto grau de escolaridade e desenvolvimento intelectual costumam, ao desenvolver a doença, apresentar mais tardiamente os sintomas.


E o avanço nas pesquisas também indicam maior influência de fatores do estilo de vida. Ou seja as suas atitudes podem ajudar a prevenir e/ou retardar a doença. Da mesma forma que sedentarismo, obesidade, tabagismo e algumas doenças como Diabetes e Hipertensão também configuram fatores de risco.


Dicas úteis: faça atividade física sempre. Mantenha corpo e alma bem, evitando obesidade e estresse exagerado. E lembre-se de praticar atividades que ajudem na estimulação cognitiva.

Exercitar o cérebro é muito importante!

Pratique atividades que estimulem a cognição. Aprenda uma nova língua, faça jogos, desafios, etc. Tudo que você goste faça com prazer. Exercite seu cérebro.



bottom of page