• neuroanacuriosamen

O que faz com seu tempo?


O tempo é uma percepção pessoal porém o lado bom é que ele é bem democrático. O nosso dia tem as mesmas 24 horas para todo mundo. Tem pessoas que dizem que nunca tem tempo para nada. Já outras falam que tem horas e horas livres, que estavam pensando até em fazer alguma coisa... Mas o certo é que quanto mais organizado você for, mais vai conseguir aproveitar essas 24 horas.

Mas então... o que você faz com o seu tempo?

J.R.R.Tolkien, um maravilhoso ser humano e escritor, em uma cena do filme baseado em sua obra prima o Senhor dos A


néis – A sociedade do Anel, Gandalf o mago fala algo assim para Frodo: ”Não seja tão apressado em julgar os outros. Nem os mais sábios conseguem ver o quadro todo, assim como todos que testemunham tempos como este. Mas não cabe a nós decidir. O que nos cabe é decidir o que fazer com o tempo que nos é dado.“ Magnífica frase não? Pois é... talvez não devêssemos mesmo questionar porque algumas coisas nos acontecem e sim o que podemos fazer com o tempo que nos é dado.

Como você está passando essa quarentena? Está sozinho? Com família? Tem idosos junto? Ou está monitorando os idosos da família à distância? Eu gostaria de poder fazer mais coisas... mas quarentena em casa de médico é algo mais complicado de fazer pois temos que ter a rotina de limpeza e descontaminação sempre que voltamos do hospital. E se saímos todos os dias para trabalhar, logo, esse longo ritual se repete todos os dias e se você está em casa todo o tempo, a limpeza e descontaminação de roupas não precisa ser feita sempre. Basta uma rotina básica de limpeza. De rest , basta seguir as regras de higiene básicas e etiqueta respiratória.

Mas vou deixar aqui um compilado de dicas, que tenho sugerido aos meus pacientes, principalmente aqueles que moram sozinhos. Em tempos como esses que estamos vivendo empatia e compartilhamento de bons hábitos e informações ajudam muito e tornam esses momentos de solidão verdadeiros momentos de aprendizado e descobertas:

1. Repouso, alimentação, higiene pessoal, atividade física e hidratação são fundamentais. Em tempos como os atuais, simplesmente as vezes nos ocupamos de fazer tantas coisas como arrumações e organizações e nos esquecemos do básic . Quer ver só ? Que horas você escovou seus dentes hoje? Quantos copos de água já bebeu? Já penteou seu cabelo hoje? E atividade física indoor, já se mexeu hoje? Se alimentou corretamente de forma saudável e nos horários corretos? Não podemos relaxar na nossa aparência jamais. Manter os bons hábitos de higiene é fundamental;

2. Pegue sua agenda de telefones, ligue para seus amigos, nada de whatsapp. Ligue para eles, ouça a voz deles, confort , dê risadas, reclame , fofoquem. Relembrem de algo que fizeram juntos. Os bons momentos ficam para sempre em nossas memórias. Não é possível que você não tem aquela ou aquele BFF ( best friend forever ) para conversarem longamente hoje. Só por um tempo do seu dia escolha uma memória, aquela que tenha marcado mesmo você e ligue para esse amigo ou amiga que viveu esse momento com você;

3 . Organize-se: sabe aquele planner que você sempre sonhou fazer? Mãos a obra. Ao habituar-se a ter rotina, você incorpora isso mais facilmente. Crie rotinas, divida seu dia em blocos e organize-s . No início pode ser difícil, seguir regras assim, mas você vai perceber que essa atitude faz seu dia render mais. Você vai conseguir fazer mais coisas;

4 . Sabe aquele diário que você fazia quando adolescent ? Lembra dele? Resgate-o só que agora anotando tudo que tem feito nesses dias entremeando com suas angústias e pensamentos sobre o momento atual. No final de tudo isso, você vai poder ler a biografia de um verdadeiro herói. Sim, seremos todos heróis, cada um do seu jeito, mas teremos feito tantas coisas e coisas tão boas... Teremos feito grandes descobertas, teremos nos reinventado, teremos descoberto habilidades talvez inimagináveis;

5. E se sobrar tempo, se sobrar tempo veja as notícias com muito cuidado de passar uma boa peneira. Muita informação e pouca qualidade e fidedignidade é o que infelizmente temos visto sobrar atualment . Essa onda de excesso e velocidade de informações tem nos deixado extenuados e ansiosos. Prato cheio para pessoas mais ansiosas descompensarem e se angustiarem nessa quarentena. Uma dica amiga: Se você for o tipo de pessoa mais ansiosa que de repente não consegue filtrar muito bem as informações, meu amigo (a), vá ler um livro, vai fazer um tour virtual por um museu, vai fazer uma das centenas de cursos on line que têm por aí e de graça atualmente, vá ver um filme, faça a maratona daquela série que você quer fazer, vá arrumar um armário, vá testar novas receita , mas por favor , desgruda da televisão ou do seu bendito whatsapp!!! Vai por mim... rsrsrsrsrs Lembre-se da frase de Tolkien: “O que nos cabe é decidir o que fazer com o tempo que nos é dado“. Boa quarentena para todos nós!

(foto byAron VisualsonUnsplash)


* Dra Ana Luisa Rosas - neuroanacuriosamente@gmail.com



11 visualizações

"As informações e sugestões contidas neste site tem caráter meramente informativo. Elas não substituem consulta, aconselhamento e acompanhamento de médicos, psicólogos, nutricionistas, gerontólogos e outros profissionais especialistas.”

© 2019 by Tudo sobre Alzheimer - Faz Muito Bem  |  Termos de Uso e Privacidade