top of page

Reunião presencial do Projeto de Lei Alzheimer

Atualizado: 3 de fev. de 2021



Ótima reunião com a participação de profissionais que fazem parte do grupo que lidera o Projeto de Lei para Alzheimer no município de São Paulo, ocorrida na sexta, 13 dezembro.


Muita discussão produtiva sobre a importância de ações educativas que conscientizem a população, que motive a adoção de hábitos saudáveis para promover saúde e minimizar fatores de risco para demências, que auxilie no rastreio e detecção precoce da Doença de Alzheimer e outras Demências, no tratamento adequado (com medidas não farmacológicas e farmacológicas), além de aprimorar a atuação de cuidadores e a qualificação de profissionais da área médica e equipes multidisciplinares da rede pública para o atendimento adequado no universo de demências.


Grupo comprometido e animado no desenvolvimento da oportunidade de construirmos, juntos, um piloto que sirva de referência para expansão pelo país. Uma necessidade emergente diante também do envelhecimento da população.


Na mesa: Ricardo Nitrini, chefe do Grupo de Neurologia Cognitiva e do Comportamento GNCC do HC/FMUSP, Paulo Bertolucci, do Setor de Neurologia do Comportamento da Unifesp, Marcelo Valente, presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia Regional São Paulo SBGG-SP, Eva Bettine, presidente da Associação Brasileira de Gerontologia ABG,Thaís Bento Lima da ABG, GNCC e da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP, Ceres Eloah L Ferretti, do GNCC, Ana Luisa Rosas, do Ambulatório de Demências do Hospital do Servidor Público Estadual, Carmen Ponce, do Grupo de Apoio Interdisciplinar em Alzheimer GAIA, Luciana Feldman assessora do vereador Gilberto Natalini (autor deste importante Projeto de Lei - a quem desde já agradecemos), e eu, Lina Menezes, do Tudo sobre Alzheimer e Faz Muito Bem Longevidade, Saúde e Cidadania, honrada por participar e ajudar a coordenar esta iniciativa.


Acreditamos na soma de esforços, habilidades e propósitos em prol de fortalecermos o movimento em prol do Apoio às Pessoas com Doença de Alzheimer e Outras Demências e aos seus familiares!


Já passei a receber recados de muitos profissionais que querem se somar a este movimento. Que sensação boa esta de união para fazer o bem. Aproveito para agradecer a todos os participantes (e também ao professor Gilmar Prado, presidente da Associação Brasileira de Neurologia ABN, a Sonia Brucki do GNCC e a Alexandre Leopold Busse e Gislaine Gil, do Vigilantes da Memória e Programa Cérebro Ativo do Hospital Sirio Libanês, também engajados no grupo desde o início).


Obrigada também a todos interessados em participar e pela torcida de todos. Em breve divulgaremos mais notícias!


bottom of page