top of page

Você sabe o que vem a ser memória olfativa?

Você tem idéia do quão fascinante ela é? Tem idéia da beleza em resgatar os "cheiros mais importantes da nossa vida", como o cheirinho de infância, o perfume de uma pessoa ou uma comida marcante ?


Nosso precioso cérebro armazena inúmeras lembranças e neurologicamente falando o sistema olfativo está ligado diretamente a um outro sistema; o límbico, que é responsável pelas emoções, sentimentos e a memória. Logo, ao sermos expostos a certos odores ou aromas, nosso cérebro inicia uma série de reações que relacionam aquele cheiro a um sentimento ou a uma ação que está acontecendo naquele exato momento. Isso acontece sem a gente se dar conta e quando voltamos a sentir o mesmo cheiro (às vezes, anos depois), a memória afetiva olfativa é ativada e inesperadamente somos tomados por emoções e lembranças que podem ser boas ou ruins.


Felizmente tenho memórias olfativas maravilhosas e a maioria delas me leva em uma viagem delicada à cozinha da minha avó. São muitas memórias, muitos cheiros, temperos, perfumes de alimentos... Sim, eles tem perfume! Quando preparo o suco de uvas que ela me ensinou a fazer, a casa inteira se perfuma e a presença doce da minha avó fica mais viva do que nunca. Na época, fazer esse suco saía caro.... mas vovó sempre que podia, fazia esse sacrifício e comprava a uva para fazer o suco, só para me agradar. Pode ter memória olfativa mais gostosa do que essa?? A que vem com tanto amor?


Qual a sua memória olfativa mais feliz? Aproveito para deixar a receita do suco aqui ... tão fácil... E sabe, essa é uma boa dica. Que tal ir para a cozinha com seu parente querido com Alzheimer e fazerem juntos uma receita que remeta uma memória olfativa feliz? Pode ser aquele bolinho da tarde, aquela sopa, até mesmo aquele bife com batatas fritas. Vamos cozinhar e deixar o aroma do amor invadir nossas casas?



Suco de uva natural da vovó Ivette


1kg daquela uva bem miudinha, mais escurinha com ou sem semente, tanto faz

2 litros de água ou até cobrir as uvas – soltar dos cachos, um pouquinho de açúcar ( umas 2 colheres de sopa, opcional tá ?)

Ferve tudo isso bastante, ferve, até a casca da uva se soltar, continua fervendo mais um pouquinho e deixa esfriar. Passa tudo no liquidificador e coa ( aqui é trabalhoso... ).

E delicie-se... fica maravilhoso!!! Boas memórias olfativas para todos vocês!


Ana Luisa Rosas

neuroanacuriosamente@gmail.com

bottom of page