É incrível mesmo, mas a capacidade que temos de crescer por dentro é pela vida toda
Nascemos e somos cuidados. Atenção necessária até para a alimentação. Aí vamos nos desenvolvendo e, na escola, ultrapassamos fases diversas. Até o momento em que escolhemos o que queremos ser na profissão. Aprendemos um ofício e nos dedicamos boa parte da vida para angariar conquistas. E assim vamos colecionando histórias. Ora casamos, temos filhos, netos. E a um dado momento nos percebemos idosos. É quando muitos de nós se pergunta: não tenho mais pra onde ir? para onde crescer? Creio que continuamos a crescer por dentro. Um conceito que li, certa vez, não me recordo de quem, onde, em que mídia. Sei que marcou-me tanto que desde então incorporei para mim e vivo a contar aos outros (conhecidos e desconhecidos): a gente continua a crescer, sempre. Não importa se nossas pernas enrijecem e nem nos permita mais andar. É possível crescer ao ler livros, a ouvir histórias das pessoas, a compor e estar aberto a ideias e pensamentos novos, a viajar para lugares incríveis mesmo que pela internet ou ao ver fotos dos amigos, ao nos dedicarmos a cuidar do outro e de quem amamos, ao nos permitirmos descobrir algo novo sobre a vida e, inclusive, sobre nós mesmos!
Nossa capacidade de aprender é infinita. Só termina quando acaba a vida.
Descubra, vá buscar, inquiete-se!
Somos o que conseguimos ser. Mas, certamente, ainda que tenhamos limitações podemos buscar saber o que ainda desconhecemos, aprender algo novo ou de novo, ampliar as alternativas do viver.
Cada um à sua maneira, no seu ritmo. O que importa é o que lhe faça bem. Hoje.
E se puder não se acomodar e rever sonhos antigos ou construir novos, talvez, lhe faça um bem danado. (#comportamento #sonhos #reinvenção)
Comments